Contacto Telef.: 351 93 611 96 71

É possível criar um blogue com muitos visitantes?

A comunidade bloguista surgiu há alguns anos atrás e, desde então, tem-se espalhado como um vírus. Ter um blogue como hobby é algo que atrai pessoas de todas as gerações; todas as pessoas, dos 8 aos 80 anos, parecem estar interessadas no conceito. A razão subjacente a isso deve-se ao facto das temáticas dos blogues serem variadas, sendo este elemento inato atractivo.

Hoje em dia, as pessoas têm blogues sobre praticamente tudo, partilhando desde a sua experiência de uma noite até às suas derradeiras façanhas culinárias.

Além disso, a maioria dos blogues possui uma base de leitores dedicados, um facto que se reflecte pela quantidade de tráfego online de que gozam os blogues todos os dias. Esta capacidade pouco convencional, que não requer nenhum esforço em demasia, chamou a atenção das empresas. Assim que a burguesia astuta soube deste facto, aproveitou-se de imediato deste sector para se auto-publicitar. Algo realmente inédito!

Criar um Blogue muito tráfego é possivél

Por que razão um blogue atrai tantos internautas?

A razão reside no facto de a maioria dos blogues assemelharem-se a diários pessoais tornados públicos, onde cada indivíduo expressa as suas experiências diárias. No cerne destas discussões, surgem questões de relevância social, e, sem demora, leitores interessados afluem em massa para partilharem os seus pontos de vista. Portanto, é evidente que a criação de um blogue na rede social representa o segredo para estimular, de forma brilhante, tráfego.

O próprio conceito de blogue pode não representar, directamente, um esquema de rede social; de facto, a ideia em si de ter um fórum público comum para a discussão de diversos tópicos que apelam a gostos semelhantes já existia nos sites e das salas de chat.

O Orkut e o Facebook surgiram após os blogues terem atingido a confiança de quase todos os internautas. Mas, o aspecto revolucionário acerca dos blogues é que permitiam que as pessoas apresentassem o seu ponto de vista ou exibissem as suas competências literárias, ou qualquer outra predilecção, permitindo, por sua vez, criar amizades com pessoas com gostos semelhantes ou distintos.

Quando as empresas se aperceberam do potencial dos blogues em termos de marketing, criaram de imediato os sites Lifehacker e Kotaku,  tendo, cada um, o seu próprio conjunto de escritores de conteúdos específicos, os quais tinham a capacidade de amalgamar os seus sucos criativos com o saber livresco (ou será que devo dizer “wikiscos”) e de produzirem em série novos artigos num piscar de olhos.

Assim, os leitores interessados acederiam a essas páginas de meia em meia hora para verificar quais as novidades. E a diversão não se fica por aí. A maioria dos leitores, após lerem esses blogues, também publica comentários. Nove em cada dez vezes, uma conversa salutar resulta num processo elaborado de citação de vários bloguistas e, por conseguinte, leva outras pessoas a pensarem sobre esses assuntos.

As redes sociais conduzem, inevitavelmente, à ligação entre si, através de  links, de vários blogues. Assim que o processo de ligação se inicia, os sites de blogues tornam-se praticamente um motor de busca mais potente do que o Google ou o Yahoo, visto que, praticamente sem qualquer esforço e sem quaisquer problemas de tráfego de rede, o leitor em causa descobrirá muita coisa sobre a temática em questão.

Estas opiniões estão, uma vez mais, abertas para debate; algumas são um pouco tendenciosas, ao passo que outras são extremamente inúteis na sua estrutura lógica. Mas, uma vez que reflectem as diversas perspectivas humanas acerca de uma única questão, os blogues garantem a possibilidade de uma pessoa desenvolver a capacidade de apreciar, sob vários ângulos, um único assunto.

Pela sua estrutura informal, os blogues dirigem-se a uma grande variedade de leitores, cujo número aumenta dia após o dia.

Caso pretenda seguir este caminho, certifique-se de que redige o conteúdo do blogue de forma a incentivar uma conversar salutar entre bloguistas. Em breve, verificará que gerentes de marketing desejarão anexar um pequeno slogan sobre os seus produtos no seu blogue. Neste processo, acabará por ganhar algo, mas somente se tiver o talento necessário para fazer magia com as palavras.

Votos de um Feliz Blogue!