Contacto Telef.: 351 93 611 96 71

Como escrever conteúdo de qualidade no Blog

Foque-se no leitor ao acrescentar conteúdo de qualidade

Se você pretende melhorar a sua classificação nos resultados dos motores de busca, o caminho a seguir será, em definitivo, a melhoria da qualidade do seu website ou Blog.

Tentar enganar os utilizadores com conteúdos cheios de palavras-chave já não aumentará mais a sua classificação.

Cada vez mais os motores de busca estão a alterar os seus algoritmos para varrer os conteúdos de baixa qualidade, em favor dos conteúdos que sejam bem escritos.

Aposte em conteúdo de qualidade

Embora você possa tentar melhorar a sua classificação nos motores de busca com posts pagos ou comprando links, eventualmente estas tentativas estarão condenadas ao fracasso.

Por forma a que o seu site continue a estar bem classificado a longo prazo, você terá que postar informação partilhável de elevadíssima qualidade, para que possa continuar a prender a atenção dos seus leitores.

Sinais sociais e o impacto nos resultados dos motores de busca

Com uma atenção cada vez mais crescente voltada para os sinais sociais na classificação dos motores de busca, cada vez mais é importante ter em conta a qualidade de um website para a determinação de qual o valor do seu conteúdo.

Antigamente bastava ter uma boa classificação para as suas palavras-chave pertinentes. Este foco na proeminência das palavras-chave levou a uma quantidade voraz das mesmas nas páginas da Internet.

Os sinais sociais e os motores de busca

Os motores de busca como o Google ou o Bing estão agora a monitorizar especificamente os sinais de partilha no conteúdo dos sites e blogs, por forma a determinarem de que modo eles melhoram a classificação de um Website.

Monitorizando quantas vezes o conteúdo de um website que é postado nas redes sociais como o Facebook, o Twitter, o StumbleUpon, o Reddit, o Tumblr ou o Pinterest tem impacto direto na sua classificação nas listagens dos motores de busca.

O foco no fator partilha

Ao decidir qual o tipo de conteúdo a colocar no seu website, pense na hipótese de os seus leitores quererem partilhar os conteúdos que você está a postar. Embora você possa crer que a sua informação é incrivelmente valiosa, pense se o seu leitor julgará o conteúdo suficientemente valioso para que seja compartilhado com os amigos ou com a sua rede social.

Pense se a informação que está a fornecer não terá sido já milhares de vezes, anteriormente publicada. Pense se os seus conteúdos estarão a ser distribuídos de uma forma nova e compreensível.

Pergunte a si próprio se estará realmente a fornecer conteúdos de qualidade ou se estará apenas a regurgitar informação que poderá ser facilmente encontrada em qualquer blog.

Por forma a que os posts do seu blogue ou da sua página possam ser partilhados, eles deverão ter um certo fator de atracão. Sem aquela expressão “Boa, bestial!” ou então “ Boa, é bastante útil”, as hipóteses de que os seus leitores venham a partilhar o seu blog nas redes sociais serão bastante reduzidas.

A chave para fornecer conteúdos que venham a ser partilhados é pensar o seu site na perspetiva dos seus leitores.

Artigos que ganham links orgânicos

  • Pergunte a si mesmo se os seus conteúdos têm valor ou se são apenas uma regurgitação de outros conteúdos online
  • Pergunte a si mesmo se forneceu uma nova e interessante perspectiva ou um tópico de relevo
  • Considere a hipótese de acrescentar um pouco mais de atitude aos seus conteúdos, de acordo com a personalidade do seu site
  • Honestamente, interrogue-se se VOCÊ partilharia esses conteúdos se os encontrasse por acaso na Internet
  • Pense bem se está a fornecer conteúdos de qualidade ou se estará apenas a acrescentar ‘lixo’ ao seu site

Uma vez respondidas honestamente as perguntas acima colocadas, é mais provável que venha a ter nas suas mãos conteúdos de qualidade. Se sentir que não pode responder com sinceridade aos pontos acima colocados acerca dos seus conteúdos, faça uma análise e procure alguém que seja capaz de avaliar por si os seus conteúdos.

Assegure-se de que será alguém em quem confie e que não recolha vantagens por estar a dizer-lhe apenas aquilo que você gostaria de ouvir. Só assim você receberá o verdadeiro valor de uma análise fiável.

Seguir o velho e bom jornalismo

Embora possa parecer um pouco fora de moda no rapidíssimo mundo multimédia dos dias de hoje, centrar o foco do seu conteúdo online nas cinco interrogações do jornalismo nunca irá deixa-lo ficar mal. Se você vai postar para os seus leitores bom conteúdo, é preciso que ele corresponda às cinco perguntas que os jornalistas fazem.

Se o seu conteúdo é acerca dos produtos que vende ou dos serviços que fornece, você deverá assegurar-se de que cobriu o quem, o quê, o onde, o porquê e o como do jornalismo.

Você poderá condimentar os seus conteúdos com vídeos imaginativos ou gráficos interessantes mas, se eles não responderem às cinco perguntas básicas, o seu valor nunca será aquele que poderia muito bem ser.

Por forma a assegurar que você está a entregar repetidamente conteúdos de qualidade, foque-se nas regras básicas do jornalismo, não importa qual o tipo de conteúdo você está a querer colocar no seu website. Uma vez que você já tem a resposta às perguntas básicas, pode agora acrescentar a parte importante do fator partilha.

quem, o quê, onde, porquê, e como

Quando os dois componentes estiverem no seu devido lugar, você terá acertado na fórmula correta para os seus conteúdos, que não apenas fornecerão valia para os seus leitores mas que serão, ao mesmo tempo, partilháveis.

Repita o mesmo processo de cada vez que quiser acrescentar novos conteúdos de qualidade no seu site e poderá, então, ter a certeza de que o número dos seus leitores continuará a crescer de ano para ano.

Peça-nos um orçamento sem compromissos hoje mesmo!